segunda-feira, 30 de novembro de 2015

O apocalipse segundo Delcídio

Na Bíblia, tanto na versão judaica como na versão cristã, a palavra “apocalipse” tem o significado de revelação. Apocalipse também pode ter o sentido de “discurso obscuro”, “escatológico” ou “aterrorizante”. A se confirmar como verdadeira a gravação obtida pelo filho de Nestor Cerveró, o diálogo de Delcídio do Amaral se encaixa em quaisquer dos significados da palavra apocalipse.
Não bastasse o fato de um senador e um advogado tramarem uma estratégia para retirar do país um criminoso que, pela forma como é tratado, tem o potencial de comprometer altas figuras do mundo político, incluindo a presidente da República, o diálogo revela uma suposta influência sobre os ministros do STF na tentativa de fazer deste um “tribunal bolivariano”, no qual as decisões judiciais, em vez de aplicar a norma prevista no ordenamento jurídico, negocia sua atividade jurisdicional de acordo com conveniências politicas.
Em um primeiro momento o senador petista cogita a possibilidade de que julgamentos de habeas corpus pudessem anular, senão no todo, ao menos parte da Operação Lava­Jato, colocando em liberdade figuras como Ricardo Pessoa e outros potenciais delatores.
Em um momento posterior, o senador petista cogita em marcar um cafezinho com este ou aquele ministro e, obviamente, tratar de “aliviar a barra” do incômodo Cerveró. Uma vez relaxada a prisão, o delator Cerveró seria embarcado em veleiro rumo à Espanha, e quem sabe nesse longo trajeto se encontrar com Celso Daniel...
Com efeito, além de tentar queimar um arquivo, o diálogo revela uma insidiosa tentativa de colocar sob suspeição uma das poucas instituições que ainda representa uma barreira para que o tenebroso projeto de poder petista atinja seu objetivo de ser o partido hegemônico, ou como vociferou Lula em discurso para a juventude petista ao lado de faixas com os dizeres “Dirceu guerreiro do povo brasileiro”, um partido sem aliança, o que significa partido único.


O apocalipse bíblico faz menção aos quatro cavaleiros. Delcídio talvez tenha revelado apenas um versículo. Aguardemos o livro completo de Delcídio e a aparição dos outros três cavaleiros. Estamos “na arquibancada para a qualquer momento/ ver emergir o monstro da lagoa...”.POR GUSTAVO MÜLLER

Nenhum comentário:

Postar um comentário