segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Exercícios isométricos: força e potência

Alguns exercícios bastante simples são utilizados, com sucesso, para incrementar o desempenho de corredores de rua. É o caso dos exercícios isométricos. Mas o que é isso afinal? Marcel Ligotti, treinador do box de crossfit Proteus, explica:
“Ao realizar os exercícios isométricos, o indíviduo sofre um desgaste na musculatura, que se contrai durante um tempo determinado, o tempo em que ele sustenta essa postura. Isso obriga o corpo a uma adaptação fisiológica”.
A contração isométrica é adotada em várias modalidades. Segundo Ligotti, é um exercício que propicia variados frutos: previne lesões, à medida em que estabiliza as articulações, e vai refletir na performance, acrescentando maior resistência, a chamada endurance.
Ministrados por professores de educação física já há algumas décadas, os exercícios isométricos beneficiam, obviamente, também os corredores. “Para melhorar a performance, o corredor não deve apenas correr. Os exercícios de contração isométrica são apenas um exemplo de trabalho de desenvolvimento muscular que auxilia os corredores”, lembra Ligotti.
https://www.ativo.com/corrida-de-rua/treinamento-de-corrida/exercicios-isometricos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário